METODOLOGIA

O nosso método comunicativo e atual,  é baseado nos princípios da Glotodidática ( didática de ensino de Línguas), e estimula o desenvolvimento do aluno nas quatro habilidades fundamentais da língua: 

-Ler;- Falar;- Escutar;- Escrever. 

 Enfatizamos a produção oral, sem descuidar dos aspectos  gramaticais e semânticos, desde o início o aluno é estimulado a se expressar e comunicar no Idioma e vai adquirindo confiança, segurança e autonomia conforme vai avançando de nível. 

Todos os nossos cursos articulam-se conforme al Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) – Aprendizagem, Ensino e Avaliação. ( link com aba QECR) Os nossos cursos são divididos em Três Níveis Fundamentais da Língua: 

1) Nível Básico- Tem a duração de 03 semestres e  corresponde ao nível A1 do QECR e compreende os subníveis Básico 1, Básico 2 e Básico 3. 

2)Nível Intermediário-  Tem a duração de 03 semestres e  corresponde ao nível A2 do QECR e compreende os subníveis Intermediário  1, Intermediário 2 e Intermediário 3 

3)Nível Avançado- Tem a duração de 03 semestres e  corresponde ao nível B1 do QECR e compreende os subníveis Avançado  1, Avançado 2 e Avançado  3 

4)Conversação- pode ser renovado todo o semestre pelo tempo desejado, corresponde ao nível B2 do QECR e tem o objetivo maior de reforçar o conteúdo visto nos níveis fundamentais sob diferentes vocabulários, contextos e com outros materiais para a ajudar o aluno a se expressar cada vez mais com autonomia, fluência e segurança em contextos e situações diferentes do uso da língua. 

 Material Didático: A escolha do Material Didático é extremamente criteriosa. Nosso Objetivo é usufruir dos melhores e mais atuais materiais disponíveis no mercado, garantindo ao nossos alunos uma APRENDIZAGEM DINÂMICA E DE QUALIDADE.  Além dos livros didáticos, utilizamos de recursos e materiais autênticos como atividades lúdicas, simulações, músicas, filmes, documentários, textos de jornais, livros e artigos diversos que ajudam a aproximar o aluno da realidade, da cultura e das variantes linguísticas da língua alvo além de estimular o aprendizado de forma descontraída, dinâmica e comunicativa.

QECR - Quadro Europeu Comum de Referência

O QECR – Quadro Europeu Comum de Referência fornece uma base comum para a elaboração de programas de línguas, linhas de orientação curriculares, exames, manuais, etc tanto na Europa como em outras localidades. Descreve exaustivamente o que os estudantes de uma língua precisam aprender para comunicar nessa língua e quais os conhecimentos e capacidades que necessitam para serem eficazes em sua atuação. A descrição abrange também o contexto cultural do idioma. O QECR define os níveis de proficiência que permitem medir o progresso do aluno em todo o seu percurso de aprendizagem. É um instrumento linguístico essencial para a harmonização do ensino  e da aprendizagem das línguas vivas na Europa e em outros Países. 

 Confira os níveis do QECR e o nível correspondente de cada um de nossos módulos: 

 • A1- Utilizador Elementar- Iniciante- Nível de iniciação ao idioma: aprendizagem das estruturas básicas do idioma com o intuito de comunicar em situações do dia a dia principalmente para satisfazer as necessidades imediatas. Ao final do nível (três semestres) o aluno será capaz de interagir de modo simples com o interlocutor em situações familiares como pedir informação, pedir comida, comprar uma passagem de trem, reservar um quarto de hotel, etc. ( Nível BÁSICO do ILE- Subníveis: Básico.1, Básico 2 e Básico 3).

 • A2 – Utilizador  Elementar-Intermediário-  Nível Elementar do idioma: aprendizagem e prática das estruturas fundamentais da língua para que ao final o aluno seja capaz de compreender frases e expressões de uso frequente relacionados a assuntos de prioridade imediata e situações habituais. (Nível INTERMEDIÁRIO do ILE- Subníveis:  Intermediário.1, Intermediário.2, Intermediário.3) 

• B1 – Utilizador Independente- Nível Intermédiario/Limiar da Língua- Revisão dos conceitos base vistos nos níveis anteriores e o aprofundamento de estruturas gramaticais complexas para que o aluno seja capaz de se expressar com facilidade e segurança, compreender os pontos essenciais de um discurso complexo, falar sobre aspectos familiares em contextos de escola, trabalho, lazer, etc, e expressar interesses, sonhos, projetos de forma breve. ( Nível AVANÇADO do ILE- Subníveis: Avançado.1, Avançado.2, Avançado.3) 

• B2 – Utilizador independente- Nível pós intermédiario da Língua- Ampliação consistente do vocabulário e utilizo de todas as estruturas gramaticais em vários níveis de dificuldade, para que o aluno seja capaz de enfrentar situações diárias e aprofundar o conhecimento da língua, compreendendo o conteúdo essencial seja de assuntos concretos que abstratos e desenvolvendo argumentações objetivas, subjetivas e hipotéticas sobre variados assuntos. Sua comunicação será mais espontânea e segura quando com um interlocutor nativo. (Conversação do ILE, módulos independentes, renováveis por semestre). 

 C1 e C2- Utilizador Autônomo/ Proficiente da língua- O aluno de nível C1 faz uso da língua de forma eficaz, segura e fluente nas esferas profissionais, sociais e acadêmicas com discurso elaborado e articulado de forma estruturada e clara. (Alunos que fazem intercâmbio intensivo, após aquisição fluente do idioma estudam fora por período superior a 1 ano, ou estudam de forma sistemática e metódica a língua, por exemplo alunos de mestrado e/ou doutorado). O utilizador C2 é capaz de entender tudo que lê e ouve e se expressa de forma espontânea e fluente sobre todos os assuntos, inclusive os mais complexos. Geralmente adquire-se este nível após uma imersão prolongada no idioma e com muito estudo específico para isto.